top of page

O que é a psicoterapia?

Terapia é uma palavra de origem grega (therapeía), e se refere aos cuidados e o tratamento prestado aos doentes. Tambem de origem grega, a palavra “psico” era escrita “psykhé” e se refere à alma, ao espírito. Em comparação com a medicina, que estuda e trata o corpo, a psicologia estuda e trata a psique. Enquanto a medicina busca aliviar a dor e prolongar a vida, a psicologia busca aliviar o sofrimento e melhorar a vida.

Por ser uma ciência muito jovem (surgiu apenas em 1879), a psicologia ainda está crescendo e refinando métodos mais adequados para promover a saúde mental dos pacientes. Desde então ela já foi considerada ferramenta para tratar a loucura, e prática de ajustamento do indivídua às normas sociais. Essas crenças estão ficando desatualizadas, e cada vez mais a psicoterapia é reconhecida pelos seus objetivos e seus métodos. 

Um dos métodos mais consagrados de psicoterpia é a psicanálise, surgida no final do século XIX, pelo trabalho de Sigmund Freud. Trata-se de uma técnica que dispensa o uso de medicação e concentra-se na linguagem como veículo da mudança.

 

          

Quem precisa?​​​​

 

      A quinta versão do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV) categorizou mais de 300 transtornos mentais passíveis de serem tratados através da psicoterapia. Independente deste fator, acredito que sua validade é determinada pelo seu poder de promover a saúde mental e reduzir o sofrimento psíquico, independente da forma que ele se manifeste (as quais podem variar de um simples desejo de autoconhecimento até casos em que ele afeta o próprio funcionamento fisiológico - como no caso de doenças psicossomáticas). 

Como funciona?​

 

      Por não haver um tratamento padrão que possa ser aplicado igualmente a todos os casos, é preciso uma conversa inicial para que a viabilidade de um tratamento seja analisada, bem como as condições para que ele ocorra. A terapia pode ocorrer de forma presencial ou virtual, tanto com indivíduos, casais e famílias. Tendo em vista a forma específica da comunicação das crianças, o encontro presencial é fundamental para o seu tratamento.

Contato:​

Emailfilipecamargo.psico@gmail.com

Telefone: 055996489965

"Somos feitos de carne, mas temos de viver como se fôssemos de ferro."
S. Freud
bottom of page